Os fertilizantes são cada vez mais requisitados nas culturas ao redor do mundo. Esses produtos são extremamente importantes para oferecer os nutrientes faltantes para as plantas que o solo não é capaz de fornecer. Hoje existem diferentes tipos de fertilizantes para os mais diversos gostos e necessidades.
A seguir, você entenderá a importância dos fertilizantes, conhecerá os principais tipos e aprenderá ainda a escolher o melhor fertilizante para suas plantas. Continue a leitura!
A importância dos fertilizantes
Nem sempre o solo é capaz de oferecer para as plantas todos os nutrientes que elas necessitam, então é aí que entram os fertilizantes, seu papel é justamente nutrir as culturas, a fim de que elas sejam mais saudáveis e produtivas.
Segundo o G1, pesquisas apontam que por volta de 50% dos ganhos de produtividade das plantações são de responsabilidade das práticas de fertilização. Isso quer dizer que a influência dos fertilizantes no bom desenvolvimento das culturas é gigantesca.
Os fertilizantes nutrem o solo a longo prazo e garantem que as plantas recebam o necessário para crescerem fortes e saudáveis. Por isso que essa é a alternativa ideal para agricultores que querem melhorar o rendimento de suas colheitas.
Principais tipos de fertilizantes
Existem diferentes tipos de fertilizantes, a variedade é enorme, por isso é preciso se atentar para escolher o que mais funciona para você e para suas plantas.
Pensando em te ajudar nessa escolha, separamos a seguir os principais tipos de fertilizantes, divididos em categorias e subcategorias. Veja:
Fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais, também conhecidos como sintéticos ou inorgânicos, são feitos a partir de minerais e minérios. Eles são produzidos de forma sintética por meio de processos industriais e são de absorção rápida.
Esses fertilizantes normalmente possuem em sua composição nitrogênio, fósforo e potássio. Eles podem ser constituídos por um ou mais desses macronutrientes e alguns micronutrientes. Mas, de modo geral, os fertilizantes minerais podem ser divididos em outras três subcategorias: fosfatados, potássicos e nitrogenados.
Fertilizantes fosfatados
Os fertilizantes fosfatados são feitos basicamente por fósforo, como sugere o nome, e são obtidos por meio do superfosfato, fosfato oxidado e outros.
Os fosfatos são uma classe de minerais que não são encontrados em abundância na terra, mas têm sido muito utilizados para a fabricação de fertilizantes.
Fertilizantes potássicos
Os fertilizantes potássicos são feitos principalmente com sulfato de potássio e cloreto de potássio. Esses fertilizantes são bastante solúveis em água e oferecem o potássio que a planta precisa para se desenvolver.
Fertilizantes nitrogenados
Formados por nitrogênio, os fertilizantes nitrogenados têm como principal fonte a amônia anidra. Esse produto é extremamente importante para o crescimento das plantas, visto que auxilia no fornecimento de proteínas.
Fertilizantes orgânicos
Fertilizantes orgânicos consistem em produtos feitos com resíduos animais, vegetais, urbanos, rurais ou industriais que passam por processos químicos, físicos, físico-químicos ou até mesmo bioquímicos.
Aplicados diretamente no solo, os fertilizantes orgânicos são excelentes alternativas para a recuperação da terra e o incentivo à reprodução de bactérias que fazem bem para as plantas, ainda que apresentem uma ação mais lenta, quando comparados aos fertilizantes minerais.
Os fertilizantes orgânicos também podem ser divididos em três grupos, são eles: simples, mistos e compostos.
Os simples são os produtos feitos de matéria vegetal ou animal. Os mistos são consequência da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples. Enquanto os compostos consistem em fertilizantes feitos de materiais orgânicos originados de processos químicos, físicos ou bioquímicos.
Fertilizantes organominerais
Fertilizantes organominerais são aqueles que são formados por material orgânico enriquecido com minerais. Eles têm como objetivo principal melhorar o solo e suas propriedades físicas, bem como fornecer matéria-prima bruta para a planta, a fim de que ela cresça de forma rápida e saudável.
Esse tipo de fertilizante é absorvido com mais facilidade e trabalha equilibrando o pH do solo e mantendo sua porosidade mais próxima do ideal.
Biofertilizantes
Já os biofertilizantes são o tipo que pode ser feito até em casa, são considerados adubos que vêm de qualquer matéria orgânica. Eles são fabricados por meio de uma fermentação anaeróbica, ou seja, que não requer oxigênio, de materiais como esterco e vegetais.
Esses fertilizantes são comumente aplicados direto nas folhas da planta. Além disso, eles são de fácil absorção e possibilitam um desenvolvimento mais saudável para as culturas, visto que auxiliam na captação de nitrogênio.
O biofertilizante é um defensivo natural extremamente importante e tem ainda o poder de deixar o solo mais vivo, biologicamente falando. Isso porque ele promove o aumento de matéria orgânica e retém a umidade da terra.
Como escolher o melhor fertilizante para suas plantas
Até aqui, você conheceu os diferentes tipos de fertilizantes e viu que cada um tem suas características e vantagens próprias. Sendo assim, é importante destacar que cada plantação exige um tipo de cuidado diferente, ou seja, um fertilizante específico.
Para escolher o fertilizante ideal para suas plantas, o agricultor precisa levar alguns fatores em conta, a fim de garantir o sucesso da colheita. Veja alguns deles a seguir:
- Necessidade das plantas/solo;
- Custos que envolvem o produto, do frete até a aplicação;
- Qualidade do produto;
- Forma de aplicação.
Também é importante lembrar que cada tipo de fertilizante combina com uma técnica de aplicação. Portanto, o uso correto também conta muito para um bom resultado.
Por fim, a última dica para escolher o melhor fertilizante para suas plantas é fazer uma pesquisa sobre as principais opções disponíveis no mercado, a fim de investir em um que tenha qualidade e que te retorne os resultados esperados.
A Barbela trabalha com os melhores tipos de Ureia, um fertilizante do tipo nitrogenado que ajuda a reduzir os custos de adubação e aplicação, além de ser menos acidificante que outros fertilizantes da mesma categoria.
Portanto, se você gostou de aprender mais sobre os diversos tipos de fertilizantes e se interessou pelos fertilizantes nitrogenados, saiba que pode sempre contar conosco para te oferecer os melhores. Comece agora mesmo a comprar seus fertilizantes com a Barbela!