Ver culturas bem desenvolvidas, mais produtivas e exigindo menos gastos certamente é o desejo de todo produtor agrícola e é exatamente isso que os fertilizantes proporcionam.
Continue a leitura para entender o que de fato são fertilizantes, como funcionam e seus principais benefícios!
O que são fertilizantes?
O solo é o grande responsável por fornecer os nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Quanto mais fértil o solo, mais nutrientes ele é capaz de fornecer para que as plantações sejam saudáveis e as colheitas mais produtivas.
O que os fertilizantes fazem é fornecer os nutrientes que o solo não entrega, fazendo com que as plantas cresçam mais bonitas e saudáveis, bem como levando elas a atingirem seu máximo potencial.
A função dos fertilizantes é aumentar a quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas e melhorá-los.
Esses produtos ajudam ainda a ativar os mecanismos de defesa das plantas, fazendo com que elas estejam mais preparadas para lidar com possíveis problemas no decorrer do seu desenvolvimento, gastando menos energia.
Os fertilizantes são classificados em três tipos: orgânicos, minerais e organominerais. A diferenciação dos três está ligada à matéria que os compõem. Veja a seguir do que são compostos, um por um:
Fertilizantes orgânicos
Os fertilizantes orgânicos são compostos por materiais orgânicos, como fezes de animais e restos de plantas.
Fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais são feitos com compostos inorgânicos, como fósforo e potássio. Esse é o tipo mais utilizado por conta do preço competitivo, da alta concentração de nutrientes, da umidade reduzida e do efeito mais rápido.
Fertilizantes organominerais
Os fertilizantes organominerais, por sua vez, são uma junção dos fertilizantes orgânicos e minerais. Eles são constituídos por materiais orgânicos enriquecidos com minerais.
Esse tipo de fertilizante é utilizado com o objetivo de melhorar o solo e suas propriedades físicas, além de proporcionar para as plantas um crescimento rápido e saudável ao fornecer a matéria-prima bruta suficiente para isso.
Como são utilizados os fertilizantes?
Os fertilizantes são ótimos quando o assunto é fornecer os nutrientes adequados para a plantação, melhorar a produtividade das colheitas ou até mesmo melhorar o solo. Na hora de aplicar o fertilizante, o produtor deve entender que existem diversas técnicas possíveis de serem utilizadas. A decisão vai depender do maquinário disponível para o trabalho, do fertilizante selecionado e do momento escolhido.
Conheça, a seguir, três dessas técnicas:
Irrigação
A técnica de irrigação consiste em aplicar os fertilizantes com a ajuda de mangueiras de gotejamento ou pivôs centrais, que espalham os produtos em sua forma líquida.
Pulverização
Já na pulverização, o fertilizante é diluído em água e aplicado sobre a lavoura com a ajuda de um pulverizador.
Semeadura
Na semeadura, o fertilizante é aplicado durante o plantio, fazendo jus ao nome. Nessa técnica, ele é colocado no solo logo abaixo das sementes.Entretanto, essa técnica precisa ser combinada com outra para que a planta atinja seu máximo potencial, visto que ela precisa de nutrientes durante todo o seu tempo de vida.
5 benefícios dos fertilizantes
Agora que você já sabe o que são fertilizantes e como eles funcionam, confira, a seguir, os 5 principais benefícios dos fertilizantes para plantas!
1. Aumentam a lucratividade do produtor
Nem sempre o solo fornece todos os nutrientes que as plantas precisam para crescerem saudáveis e em sua melhor forma. Então, é aí que entram os fertilizantes.
Com os fertilizantes, as colheitas ficam mais produtivas e essa resposta costuma ser rápida, então, consequentemente, isso traz mais retorno para o produtor.
Fora que com o crescimento populacional constante, os fertilizantes surgem como uma excelente saída para garantir roupas, alimentos e outros produtos que dependem da agricultura para todas as pessoas.
2. Impactam positivamente no solo
Como já destacado aqui, não é sempre que o solo consegue oferecer as melhores condições para o desenvolvimento das plantas, então os fertilizantes funcionam como uma espécie de reforço.
Esses produtos impactam positivamente nas propriedades físicas do solo, visto que melhoram sua capacidade de absorver água, diminuindo a erosão causada por agentes naturais como a chuva e o vento, evitando ainda outros acidentes ambientais que poderiam ser desencadeados.
3. São flexíveis
Existem diferentes tipos de fertilizantes que podem ser aplicados de maneiras diversas. E, é possível selecionar o melhor para suas colheitas com base no solo utilizado para a plantação, bem como levando em conta suas necessidades para o momento.
Ou seja, caso suas plantas necessitem de um nutriente específico, é possível selecionar o fertilizante ideal para suprir essa necessidade, fazendo com que essas culturas cresçam fortes e saudáveis.
4. Melhoram a qualidade da água
Fora os benefícios já citados aqui, os fertilizantes ainda ajudam na melhora da qualidade da água. Isso porque quando são utilizados, as plantas ficam mais bem nutridas e sua capacidade de aproveitar a água do solo aumenta consideravelmente.
Além disso, os fertilizantes evitam o assoreamento dos rios, que consiste no acúmulo de sujeiras que pode resultar até mesmo no fim do curso d’água.
Isso porque, assim como já citado no tópico 2, esses produtos melhoram a taxa de infiltração de água no solo e, com isso, diminuem a erosão causada por agentes naturais como a chuva e o vento.
5. São previsíveis
Por fim, os fertilizantes são previsíveis e isso os torna uma opção sólida para colheitas mais produtivas.
Os recursos naturais são imprevisíveis, é impossível prever tudo o que acontece na natureza. Mas, independente do que aconteça, o fertilizante continua agindo e os resultados que ele traz para as plantas já são previstos antes mesmo de sua aplicação.
Essa previsibilidade torna-se ainda mais evidente quando o produtor trabalha com produtos de qualidade que trazem retorno na certa para as plantações. O Grupo Barbela trabalha com os melhores fertilizantes do mercado, pensados especialmente para reduzir custos de transporte, armazenagem, adubação e aplicação.
Portanto, se você gostou de aprender sobre fertilizantes e quer começar a agilizar sua produção sem perder tempo, busque os melhores produtos para te ajudar nessa missão. E, se você procura fertilizantes de qualidade, tenha certeza que poderá contar sempre com o Grupo Barbella!